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Os 19 canais para gerar mais resultado para o seu negócio.

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Os 19 canais para gerar mais resultado para o seu negócio.
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Com o avanço da tecnologia e a aceleração que as empresas estão para construir sua presença digital, toda empresa procura formas de atrair mais clientes. 

Só que na grande maioria das vezes, essas mesmas empresas, não procuram diversificar os canais e acabam apostando todas as suas fichas em um só lugar.

Uma estratégia totalmente arriscada, já que se por um acaso esse canal se tornar obsoleto todos os seus esforços vão acabar indo por água abaixo.

Imagine depender somente do Instagram e de um dia para o outro o tio Zuck decidir simplesmente parar de entregar todos os seus conteúdos?

Baseado no livro Traction, dos autores Justin Mares e Gabriel Weinberg, vamos te então mostrar como solucionar esse seu risco.

Os 19 canais de tração que sua empresa poderá usar e ajudará a acelerar os resultados positivos para o seu negócio.

  • Blogs Especializados 

Como o próprio nome diz, são páginas na web onde empresas podem hospedar seus conteúdos, se comunicar, e manter o relacionamento com o seu público.

Além de poder produzir conteúdos muito mais aprofundados o espaço onde você publicará seus conteúdos é totalmente sua, sua casa suas regras, ninguém pode um dia chegar e te tirar tudo o que você construiu até agora.

  • Publicidade

A publicidade nesse sentido traz a questão mais tradicional de comunicação, fazer a marca aparecer em TV, jornais e revistas.

Com o avanço do digital pode parecer estranho ainda acreditar que um investimento tão algo como esse pode trazer algum resultado.

Mas pense o quanto uma revista, TV, jornal e rádio pode fazer diferença em um negócio local.

O quanto a sua empresa pode estar presente em todos os canais em que seu público acessar.

  • Relações Públicas Não Convencionais

Como o próprio nome já diz é uma ação pública inesperada, ou seja, fazer algo que não é comum, algo diferente, algo que seu cliente não espere, para assim atrair a atenção da mídia e ser bem falado no mercado. 

Existem muitos exemplos que acontecem a todo momento nas redes sociais, famosos fazendo coisas simplesmente por atenção é um exemplo.

Mas o que a sua empresa pode fazer para chamar essa atenção?

Uma ação beneficente, um grande evento.

Ou até mesmo pequenos passos como a valorização do cliente, criando pequenas ações que beneficiam o seu público para que ele mesmo faça essa divulgação a através do boca a boca.

  • SEM (Search Engine Marketing) ou Marketing dos Buscadores 

Esse canal se resume em investir em plataformas que anunciam para o público que faz pesquisa nos sites de buscas, como Google, Bing ou entre outros.

Orgânico ou pago, você estará presente no momento em que as pessoas procurarem pelo seu negócio, produto ou serviço.

No momento em que ele estiver disponível para realizar a compra, você estará lá.

  • Social Ads e Display Ads

O queridinho do momento, os anúncios pagos.

Aqui a sua marca aparecerá em sites de nichos populares no formato de banners, então esse canal pode ser muito importante para fazer sua marca chegar a mais pessoas.

Provavelmente você já escutou falar sobre o assunto e já deve até ter se aventurado por esses lados, mas é necessário entender que essa não é a única maneira de chamar atenção dos seus possíveis clientes.

 

ANUNCIOS ATRATIVOS

  • Anúncios OffLine

Nesse canal o foco é atingir pessoas que não estão tão presentes no digital.

Por exemplo, utiliza-se de meios de comunicação tradicionais e offline, como comercial em TV e rádio, folhetos, outdoors, jornais e revistas, informes publicitários e outros tipos de publicidade local.

  • SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para Buscadores 

A intenção aqui é otimizar seu site para que ele apareça nos resultados dos sites buscadores quando alguma pessoa faz uma pesquisa.

E o principal é que esse resultado aparece de forma orgânica, ou seja, não paga nada, diferente do SEM em que a entrega é paga para aparecer.

Pense em usar as palavras certas, as mais procuradas, as mais pesquisadas pelo seu público e assim que ele digitar em um busca essa palavra ela cairá diretamente no seu site, sendo eles um dos primeiros a aparecer nos mecanismos de busca.

E o melhor, como dissemos ali encima, sem pagar nada.

  • Marketing de Conteúdo   

Aqui a produção de conteúdo relevante é o principal ativo da empresa.

É uma estratégia de Marketing que visa engajar seu público-alvo produzindo conteúdos relevantes e valiosos, a fim de manter um relacionamento com mais próximo e confiável, assim no final gerar mais resultado para o seu negócio.

Pense que ao soltar informações importantes sobre o seu ramo, produto ou serviço seu público te procurará quando quiser saber mais sobre os mesmos.

Seja em seu blog, redes sociais, site, o importante é se tornar referência e o centro dos entendimentos sobre o tal assunto.

  • E-mail Marketing 

É uma maneira excelente de sua empresa manter o relacionamento com os clientes atuais ou não através de e-mails e assim monetizar com esses clientes.

O e-mail de relacionamento, como é chamado hoje em dia, é pessoal o suficiente para não ser invasivo e ao mesmo tempo não ser indiferente.

Perceba, quando uma empresa que nunca entrou em contato com você antes te envia uma mensagem via Whatsapp, Facebook ou outras redes sociais, começa a surgir um certo tom de invasão.

De onde ela tirou meu número, quem é essa pessoa que eu nem conheço e está querendo criar um relacionamento comigo?

Por esse motivo, muitas empresas usam do E-mail como fonte de primeiro contato com seus possíveis clientes.

  • Engenharia com Marketing

Quando se fala em usar recursos de engenharia no Marketing para adquirir mais clientes a coisa ainda está bem fria. Apesar de várias empresas usarem widgets, sites, microsites.

Mas esse canal merece sua atenção ainda mais com esses avanços tecnológicos acelerados.

  • Marketing Viral

Nada mais é do que você usar sua base de clientes atuais para que assim eles recomendem e tragam novos clientes para sua empresa.

Aquela notícia que corre em todos os canais de forma espontânea, algo compartilhável.

Esse canal está ficando cada vez mais em alta e muitas empresas estão usando dele para crescer rapidamente, seja através das redes sociais ou até mesmo os canais mais convencionais como TV e jornais.

Pense quantas vezes você conheceu uma empresa ou produto através de algo que tenha viralizado na internet.

  • Business Development (BD) ou Desenvolvimento de Negócios 

BD é um dos canais que busca criar relacionamentos estratégicos que favoreçam tanto as empresas como seus parceiros.

Aqui o intuito é encontrar parceiros que possam ajudar a sua empresa a tracionar mais rápido, mas num esquema de ganha ganha, onde os dois lados ganham com isso.

Seja no Marketing de influência ou até mesmo eventos, lives em parceria com marcas com o mesmo objetivo da sua empresa, esse é outro canal que está em ascensão devido ao constante uso das redes sociais.

Identifique quem pode gerar um bom relacionamento e fazer com que a sua empresa ganhe cada vez mais visibilidade por simplesmente estar ligado a algum negócio ou figura ao seu redor.

  • Vendas

É isso mesmo, o seu setor de vendas também pode ser um canal de tração para o seu negócio.

Pense que aqui a grande meta é desenvolver processo de vendas sustentáveis e escaláveis, para assim conseguir conquistar clientes.

São seus vendedores que estão na linha de frente, interagindo e entendendo quem são seu clientes, quais são as suas necessidades e o que deve ser feito para que a sua empresa avance.

Inclusive, pode ser desse setor que você irá tirar uma ideia de quais canais devem ser testados dentro da sua empresa.

  • Programa de Afiliados 

Um canal onde o investimento tende a ser menor, porque aqui a sua empresa libera seus produtos para outras pessoas venderem pela empresa em troca de comissões.

Se já é interessante ter pessoas divulgando a sua marca, agora imagine tê-las vendendo seus produtos?

Ao contrário de simplesmente recomendar a sua marca, você quer aqui que ela se torne uma fonte de renda para o seu afiliado, o que o fará lutar para que a sua empresa cresça cada vez mais.

  • Plataformas Existentes 

Usar plataformas como Facebook, Twitter, Tik Tok ou entre outros, aproveitar o alto número de usuários e convencer uma parcela desses, a usar seu produto ou serviço.

Fique de olho em tudo que está surgindo, surfe na onda do que está em alta.

O importante aqui é entender que cada plataforma tem a sua linguagem e o seu estilo de comunicação, então entenda quais são as que se encaixam dentro do seu planejamento e principalmente quais delas são utilizadas pelo seu público em questão.

  • Feira de Negócios

Essa é uma grande maneira de sua empresa apresentar as suas novidades.

Por exemplo, em um ambiente onde o negócio é discutido o tempo todo, é o lugar ideal para empresas fazerem parcerias que possam gerar resultados.

Populares em todos os segmentos, são ótimas para fazer negócios e até mesmo fortalecer outros canais como as parcerias, afiliados e até mesmo as estratégias não convencionais.

  • Eventos Offline

Sua empresa pode patrocinar ou até organizar eventos off, de pequenos eventos até grandes conferências, é um excelente canal para a exposição da sua marca.

Pense em como melhorar a imagem da sua empresa através de eventos para conhecer a sua empresa, um jantar com futuros investidores.

Todo mundo gosta de um evento, agora imagine poder fazer com que a sua empresa seja o centro das atenções dentro de um deles.

  • Palestras

Fazer palestras é uma maneira muito boa de divulgar sua marca.

Como a sua figura no momento da apresentação é o centro das atenções, é o momento ideal para levar junto e expor a sua marca, afinal todos estão ali para te ouvir.

Seja em um evento pessoal ou até mesmo em associações, instituições de ensino ou as famosas lives, divulgação de conteúdo relevante sempre é uma ótima opção para a geração de autoridade e conteúdos.

  • Criação de Comunidade

Ter fãs, advogados da marca é o que toda empresa busca. Então a solução está em criar uma comunidade engajada que defenderá e ajudará a sua empresa a crescer.

Pense em quantas empresas estão lucrando ao criarem comunidades de seguidores assíduos da sua marca.

A sociedade foi construída através de comunidades que lutavam pelo mesmo objetivo, as pessoas gostam de se apoiar e se relacionar quando têm algum conteúdo em comum.

Use disso para que a sua empresa esteja cada vez mais presente no dia-a-dia dos seus clientes.

Trazendo todos os canais, agora chegou a hora de você analisar e pensar onde sua empresa está e o que pode incluir para tracionar mais o seu negócio. 

O mais importante de tudo é não apostar tudo em um só canal, porque assim sua empresa pode estar perdendo uma grande oportunidade em algum outro canal. 

O que vale é testar vários canais e assim analisar os resultados obtidos, ver se o canal é bom ou não para o seu negócio.

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