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SEOn Insights #1: Você já conhece o Google Trends?

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É uma ferramenta gratuita (isso mesmo!) do Google que possibilita o acompanhamento do número de buscas de uma palavra-chave ao longo de um período.

Basicamente, o Google Trends reúne uma imensa base de dados sobre pesquisas e temas que estão em alta no momento, nos últimos 30 dias, no último ano, nos últimos 5 anos ou em qualquer data desde 2004! 

Ou seja, um ótimo recurso para aprimorar as suas estratégias, né?

Neste artigo você saberá o que é o Google Trends, como funciona e como usar essa ferramenta para a criatividade. Confira!

O que é o Google Trends?

Trends, em inglês, significa tendências, o que nos dá um bom parâmetro sobre a definição da ferramenta. Disponibilizada gratuitamente pelo Google, ela permite fazer o acompanhamento do número de buscas por uma palavra-chave ou tópico ao longo do tempo.

Ao fazer uma pesquisa com uma determinada palavra, a ferramenta mostra um gráfico em que o eixo horizontal representa o tempo e o vertical o volume de buscas.

Ainda é possível otimizar a pesquisa com critérios como país, buscas realizadas nas últimas x horas, categoria (animais de estimação, compra, finanças, saúde,etc.) e tipo de busca (imagens, notícias, Google Shopping ou pesquisa do YouTube).

Como funciona o Google Trends

O Google Trends coleta os dados, categoriza, conecta a um tópico específico e remove quaisquer informações pessoais. Os dados com poucas buscas, ou buscas por um termo realizadas pela mesma pessoa em um curto período de tempo bem como caracteres especiais não são levados em conta.

💡 O Google faz uma retrospectiva anual sobre os termos mais buscados. Olha só que emocionante a retrospectiva de 2020:

💡 O Google faz uma retrospectiva anual sobre os termos mais buscados. Olha só que emocionante a retrospectiva de 2020:

Como utilizar o Google Trends

Se você trabalha com Marketing Digital é imprescindível ter a ferramenta como sua aliada! Segue o fio com algumas das razões:

  • Insights: a ferramenta consegue mostrar os termos que estão em alta pesquisados por pessoas reais na sua região demográfica. Importantíssimo, né?
  • Encontrar novas trends: pesquisando por keywords relacionadas ao seu nicho, você consegue encontrar o crescimento (ou queda) das buscas relacionadas ao seu mercado;
  • Comparar termos: target ou público-alvo? Palavra-chave ou keyword?  Insights ou ideias? Compare sinônimos ou temas para saber qual é o termo mais buscado para sua ação de marketing.

Tutorial de uso

Primeiro, acesse o site do Google Trends. Para começar a utilizar a ferramenta, não é necessário fazer nenhum cadastro.

Ao abrir o site, você encontra os temas em destaque e mais buscados na internet, no mundo todo e no Brasil.

Lá você encontra também a caixa de pesquisa onde poderá digitar um termo. 

Pesquisas muito específicas, nomes próprios ou termos entre aspas e caracteres especiais, podem não gerar volume de busca suficiente para o gráfico.

Pronto! Após a sua pesquisa você encontrará as informações relacionadas ao termo buscado.

Lembrando que a ferramenta permite que você segmente seus resultados por região, tempo e categoria, bem como permite comparar termos para entender qual é o mais buscado.

O Google Trends é um ótimo aliado para as estratégias de marketing da sua empresa. Deixe seu comentário se você tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar como utiliza o Trends em seu negócio.

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