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ICP: O cliente ideal para a sua empresa.

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ICP ou cliente ideal é, no sentido literal da palavra, o cliente ideal para a sua empresa. Ele é delimitado através de inúmeros fatores como: dados demográficos, idade, cargo, poder aquisitivo etc. Ele é a representação do comprador perfeito, que preenche todos os requisitos para que se realize a venda do seu produto.

Você sabe qual o ICP da sua empresa?

Sabemos que todo cliente deve ser tratado de forma diferente, porém com a mesma qualidade.

Seria muito fácil se todos os clientes entendessem o valor do seu produto da mesma forma, correto?

Se todos eles vissem seu produto como o ideal para suprir todas suas necessidades, certo?

Além disso, sabemos que não é desse forma que funciona.

Porém existem alguns que demandam menos trabalho na fase de convencimento da compra.

Cliente esse que já está preparado para ser abordado pela equipe de vendas, que a sua equipe de venda mais gosta de fechar negócio.

Como encontrar então esse cliente?

O que é o ICP?

O ICP (Ideal Costumer Profile) ou cliente ideal é, no sentido literal da palavra, o cliente ideal para a sua empresa.

Ele é delimitado através de inúmeros fatores como: dados demográficos, idade, cargo, poder aquisitivo etc.

Ele será a representação do comprador perfeito, aquele indivíduo que preenche todos os requisitos para que se realize a venda do seu produto.

O ICP é um cliente que já realiza compras com a sua empresa.

Ele já consome o seu produto.

Por isso na delimitação desse cliente ideal é necessário saber:

Qual o ticket médio gasto.

Quantas vezes ele consome o seu produto em um período de tempo.

Qual o nível de engajamento desse cliente com a marca.

Seu Potencial de recomendação.

O quanto ele conhece seu produto.

Essas informações são necessárias para criar estratégias baseadas em pessoas que realmente consumirão o seu produto.

Pois de nada adianta atirarmos para todos os lados sendo que uma grande parcela dos atingidos nem sequer necessitam ou tenham capital para aquisição do que se é anunciado.

Qual a diferença entre ICP , Persona e Público-alvo?

Nós sabemos então que existem outras formas de definir o seus consumidores.

Entre essas definições de públicos você já ouviu falar sobre Persona e Público-Alvo, correto?

Pois você precisa então entender que cada um deles definem algo sobre os seus Possíveis Clientes sendo necessários em suas etapas no planejamento de Marketing de uma empresa.

Público-alvo:

O Público-alvo é uma definição bem abrangente público que interage com a sua empresa.

Eles servem como base para algumas estratégias menos direcionadas ou até mesmo quando não se tem ideia de com quem a sua marca está se relacionando.

Um exemplo de Público-alvo para uma empresa de distribuição de bebidas seria:

Empórios de bebidas, mercados e postos de combustíveis, situados na região de Piracicaba, com um faturamento mensal de acima de R$ 100 mil.

Persona:

A Persona já entrega uma representação mais aprofundada do seu público.

Ela utiliza de características mais voltadas ao como esse Público pode interagir e então reagir ao seu produto.

Ela auxilia na tomada de decisões de como se comunicar com esses possíveis clientes.

Seguindo um exemplo de Persona básico tomado como base o Público anterior:

Lúcio, Gerente de compras de Supermercado, 40 anos, poder aquisitivo médio, se interessa por esportes, notícias e costuma ficar com a família nas horas vagas.

Ele costuma pesquisar muito antes de adquirir qualquer produto e por isso passa horas na internet vendo variedade de preços e qualidade do mesmo.

Você compreende que a segunda definição traz também hábitos de compra e como esse possível cliente se relaciona com as marcas no ato da compra?

Quais as vantagens de saber o ICP e como me comunicar com meu público.

Cada definição tem o seu papel nas estratégias de Marketing e Comunicação.

Porém a importância do ICP é exatamente guiar e ter mais assertividade em todas elas.

A partir do ICP é possível definir então exatamente para quem vender o produto e o rumo do planejamento.

Ele é de extrema importância para se iniciar uma estratégia de Marketing que gere resultados.

Pois é muito mais fácil você conversar com alguém que conheça e que já está acostumado com suas dúvidas e reclamações.

Em estratégias como o Inbound Marketing é fundamental que se tenha como base um Perfil Ideal para ser trabalhado, visto que todos os processos devem ser certeiros para que todos os indicadores como LTV, ROI e CAC sejam sempre os melhores possíveis.

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Com o ICP você se relaciona muito melhor com seus clientes.

A sua empresa sabe então para quem vende? Ou quem realmente compra os seus produtos?

Em outras palavras, não definir o seu Cliente Ideal só faz com que a sua empresa gaste tempo e dinheiro vendendo para quem não está interessado em comprar os seus produtos.

São essas e outras estratégias que fazem com que empresas por todo o mundo cresçam e comecem a vender.

Sabemos o quanto é necessário essas e outras estratégias, por isso, a SEOn está em cada passo, de cada estratégia que sua empresa precisar para alcançar o sucesso e alavancar as suas vendas.

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