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Marketing e vendas, unidos pela produtividade.

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Marketing e vendas, unidos pela produtividade.
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Marketing e Vendas, entenda como você pode estar perdendo tempo e dinheiro pelo simples fato de não ter uma união desses setores.

 

MONEY MARKETING

Vamos começar essa conversa sobre marketing e vendas com algumas perguntas do tipo: como você enxerga esses dois setores?

Eles estão interligados? Disputam entre si? Percebem o quanto um é importante para o outro?

E além disso, enxergam o que essa junção pode trazer de melhorias para a sua empresa?

Saber o poder que essa amizade pode gerar em seus resultados, principalmente agora no nosso mundo digital, será um grande diferencial competitivo para que você se destaque.

O que significa esse novo digital?

Os métodos de consumo estão se alterando e a forma como esses consumidores se relacionam com empresas também.

Pense que seu público está mais inteligente em relação a compra, é ele agora quem toma as decisões.

Pesquisas, chuva de informações, encurtamento de laços, a onipresença de empresas no digital, isso faz com que a sua concorrência agora não seja mais somente o seu vizinho.

Para isso precisamos começar a entender como agir nesse mercado de uma nova maneira, sendo uma das saídas a empatia entre o setor de Marketing ao setor de Vendas.

O que é Marketing e o que é Vendas?

Para entender como unir esses setores precisamos começar a entender o que compete a cada um deles. Não há jeito melhor de se ver isso do que a prática de cada um.

O que é Marketing?

Marketing para o setor de vendas é quem faz a atração e relacionamento com clientes, entendendo como esses clientes podem ser aproveitados da melhor e maior maneira possível.

Acreditamos que eficiência seja a palavra para descrever esse processo.

Ele ajuda a entender que o cliente não é só aquele que realiza o momento de compra, que eles estão presentes em todos os momentos do seu funil, e que esses momentos devem ser respeitados e tratados de diferentes formas.

O que compete as Vendas?

A equipe de venda é a arma de persuasão da sua empresa, é ela quem vai entregar o valor real do seu produto. E quando digo valor não estamos falando somente de preço.

Ou seja, é a equipe de vendas que, agora em conversa direta com o cliente, fará com que se concretize de forma real esse interesse que se constrói ao longo do relacionamento.

O marketing, por exemplo, já não faz mais parte desse processo. O despertar desse cliente quem faz são os vendedores, sendo exercido o papel de convencer o lead a levar para casa o melhor produto ou serviço que você possa oferecer.

Quais os benefícios de se ter Marketing e Vendas juntos nesse processo?

Geração de Leads qualificados.

Como você já deve saber todo lead é um cliente em potencial, certo? Mas o que precisa ser levado em conta é que: nem todo lead está pronto para se tornar um cliente real.

Um dos papéis do Marketing nesse processo é nutrir, educar e entender quais são as necessidades desses leads, respondendo suas questões e direcionando seu olhar para o real problema que ele está enfrentando, fazendo com que ele avance na jornada de compra para pôr fim se qualificar.

E é só nesse momento que a equipe de vendas entrará em ação para o contato direto com o cliente, mas isso falaremos um pouco mais a frente.

Trazer melhores resultados.

Clientes mais decididos trazem melhores resultados, certo?

Pense bem, a partir do momento que os seus clientes entendem o real problema por trás de seus desafios e encontra no seu produto a solução para eles o momento de compra se torna algo muito mais fácil.

O convencimento se torna mais dinâmico o que aumentam as chances de se adquirir um maior ticket médio.

Um cliente que sabe o que quer e acredita que o seu produto será a solução para todos os problemas, tende a investir mais.

O Marketing trabalha para que o setor de Vendas poupe tempo.

Entrar em contato diretamente com um cliente que não está no seu momento de compra é uma boa escolha?

Você precisa começar a entender que a abordagem para cada tipo de cliente precisa ser diferente, e só com uma organização nos seus setores de marketing e vendas você irá conseguir essa proeza.

Um possível cliente pode ser somente um curioso, mesmo que ele pergunte cada detalhe do seu produto, ele pode não estar interessado em comprá-lo.

Agora imagine o tempo que a sua equipe de vendas irá perder somente com esse contato. O quanto esse cliente irá ficar na sua cabeça, quantos contatos você irá precisar fazer, perdendo seu tempo de trabalho, para no final descobrir que não levou a nada.

Por isso a construção de um funil de vendas e uma inteligência organizacional desses dois setores é necessário para se aumentar a produtividade.

INBOUND

Vendas, a fonte de informações para o marketing.

Quem será, na sua empresa, a pessoa que mais conhece os próprios clientes?

O setor de vendas está em constante contato com seu público, é ele que sabe quem de fato compra, quais as informações necessárias e faltantes para que esse cliente seja efetivo.

Somente no momento de compra que podemos ter a certeza e validar todos os nossos processos. Pois de nada adianta o cliente chegar até a etapa de compra e você perceber que ele não está realmente preparado.

Lead tracking e Lead scoring.

O Lead Scoring pontua então o público em dois focos: o perfil e o interesse.

Perfil: Análise de dados como emprego, segmento, idade, sexo, localização.

Interesse: Análise de conteúdos que o perfil consumiu ao longo da sua jornada, além de quantidade de acessos.

O Lead Scoring então é um processo onde essas duas variáveis entram pontuando o seu Cliente em potencial para saber em qual etapa ele se encontra.

Isso faz com que todos os Clientes em Potencial possam ser nutridos com exatamente aquilo que eles precisam para entender como o seu produto ou serviço pode acabar com as dores e problemas que ele vem enfrentando.

Dependendo do tipo de produto ou serviço (ticket médio) que você oferece o tempo que se leva para de fator haver um convencimento do cliente é muito maior. E é exatamente pra isso que temos esse tipo de serviço automatizado no Marketing Digital.

O Lead Tracking permite que você monitore exatamente em que o seu cliente está interessado dentro dos seus dispositivos.

Com ele é possível então saber exatamente aonde os seus visitantes estão clicando, o que de fato eles estão procurando no seu site e quais os interesses dele.

Um visitante pode adentrar ao seu site e procurar sobre informações sobre tal assunto ou até mesmo buscar por um produto específico, com essa ferramenta é possível esse rastreamento.

Esse processo facilita então a tomada de decisões da equipe de vendas, pois ao chegar ao momento do contato você já saberá exatamente o que seu cliente procura.

Como alinhar o setor de Marketing ao de Vendas.

Em primeiro lugar, você entende que manter a sua equipe de vendas focada em outras coisas além do contato direto com todas as pessoas que você vê como possíveis compradores pode ser muito mais vantajoso?

Além da enorme economia que você terá com gastos em locomoção, reuniões não planejadas com clientes, vendas para clientes desinteressados ou ainda não prontos.

Ou simplesmente analisar e focar nos clientes que já estão fazendo parte da sua equipe.

Por isso é tão importante que suas esquipes estejam em perfeito alinhamento, e isso só é possível seguindo as seguintes orientações:

Converse.

É imprescindível que haja então um constante contato entre essas equipes, a troca de informações é necessária.

De nada adianta cada um fazer o seu trabalho se nada está alinhado.

Trace objetivos em comum.

Os objetivos serão tratados em conjunto, o marketing precisa trabalhar para que o setor de vendas faça o seu trabalho.

E o setor de vendas precisa levar todas as informações necessárias para o marketing executar a sua parte com excelência.

Se reúna.

Além disso, façam reuniões frequentes. Os setores são distintos mas devem manter a comunicação em dia e começar a trabalharem juntos.

Reunião frequentes entre eles podem ser de grande ajuda para começar a entender que eles estão no mesmo time e que batalham pelos mesmos resultados.

Usando nosso trabalho como o melhor exemplo, podemos dizer que aqui levamos essa conexão muito a sério, sendo assim que construímos os nossos relacionamentos.

Tanto de dentro como para fora, reuniões entre setores sempre foi uma prioridade para nós e assim que buscamos a excelência com nossos clientes.

Por esse motivo somos uma Assessoria de Marketing Digital para a sua empresa. Estamos em constante contato com nossos clientes para que possamos juntos alcançar os melhores resultados, através do mesmo objetivo.

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