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Marketing Digital ou Tradicional? Como saber qual usar na minha empresa

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Marketing Digital ou Tradicional? Como saber qual usar na minha empresa
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O Marketing Tradicional e o Marketing Digital, vulgo offline e online detêm várias diferenças entre eles, porém as vantagens de um podem ser exatamente o que o outro necessita para que sua estratégia dê certo.

Entenda então qual deve ser aplicado agora mesmo na sua empresa.

Você já deve ter sido bombardeado por todos os lados com a indagação de que sua empresa precisa fazer marketing para vender mais, e tenho certeza que você já deve ter cogitado essas estratégias e visto que temos muitos caminhos a se seguir, qual a melhor maneira de fazer isso?

Escolher o melhor processo de levar a imagem da sua empresa para seus clientes não é uma tarefa fácil, precisamos definir antes de tudo qual o meu público, mercado, investimentos, retorno, qual a melhor maneira de se ter engajamento e ainda decidir qual caminho minha empresa deve seguir: o marketing tradicional ou o marketing digital.

A importância do marketing em todo os aspectos

Antes disso vamos compreender a importância do marketing como um todo para sua empresa.

Se fossemos escolher uma palavra para definir o Marketing a palavra seria Posicionamento, pois é dessa forma que os clientes vão enxergar e se aproximar da sua marca, se posicionando de maneira correta e assertiva.

O que é Marketing Tradicional e Marketing Digital

Separamos a grosso modo então o Marketing em duas vertentes:

Marketing Tradicional e Marketing Digital.

O Marketing Tradicional não é nenhuma novidade do mundo das vendas, ele se trata do antigo hábito de divulgação de um serviço ou produto através das mídias convencionais, o famoso off-line, sendo as principais delas:

Canais de atendimento via Telefone como SMS e Telemarketing.

Canais de transmissão como TVs e rádios.

Impressos como revistas, jornais e folders.

Outdoors como os próprios outdoors e os panfletos.

Esses meios de comunicação podem ter evoluído ao longo dos anos, mas ainda não conseguem acompanham sozinhos o mercado mais ágil dos dias de hoje.

O Marketing Digital já se trata de uma nova que foi surgindo junto com a presença do online e se trata de utilizar de todos os meios do digital para se conectar, atrair, relacionar e converter seus clientes de maneira mais ágil e coerente.

Dentre os meio utilizados para o digital estão: as Redes Sociais, E-mail, Sites, Blogs

Seja no Tradicional (offline) ou no Digital entender os benefícios que eles podem trazer para sua empresa é de suma importância, assim como o avanço da internet torna o digital cada vez mais presente na vida e na tomada de decisões dos seus consumidores.

E para esclarecer esses pontos o ideal é conhecer as vantagens e desvantagens de tais estratégias.

Desvantagens do Marketing tradicional.

Uma coisa é certa, o marketing tradicional tem as suas limitações se comparado ao digital, embora ele ainda continua tendo o seu valor, quando o assunto é comunicação o mercado e o consumidor estão em constante mudança e uma dessas mudanças surgiu com o aparecimento do mercado digital.

Portanto é bom se atentar as desvantagens do método tradicional para entender em que pontos a sua empresa pode estar precisando de uma atualização:

1. Alto custo.

Começando pela maior dor que toda empresa teme, os altos custos.

O marketing tradicional sozinho para ser realmente efetivo é necessário que se invista em um alto valor em impressões, espaços para a divulgação, pessoas para participarem dessa entrega e conexão com o cliente.

2. Maior gasto de tempo com produção.

Pensa que todos esses materiais que serão produzidos precisam de um tempo para serem planejados, pensados, desenhados, revisados, levados para a produção, entregues para a empresa, distribuídos e depois visto para pelo público, todo esse caminho até de fato o cliente ter entendido a mensagem e decidido realizar a compra faz com que as campanhas no off-line tenham que ser pensadas ao extremo.

3. Dificuldade de alcance.

Como bem sabemos esse material precisa ser entregue de alguma forma para o público o que faz com que o alcance em outras cidades ou bairros distantes dificultem o acesso da sua comunicação com outros tipos de personas.

4. Uma conversa unilateral.

No marketing tradicional a conversa é unilateral, ou seja, você se comunica com o seu público e ele não tem a possibilidade de se comunicar de volta, visto que um outdoor só pode ser visto e não respondido e comentado diretamente para você, o que torna o processo muito difícil de ser mensurado.

5. Uma comunicação não assertiva.

Como não podemos mensurar quais materiais de fato foram entregues ao público, e se a comunicação de fato está cumprindo com o seu papel fica difícil de perceber se o trabalho está cumprindo o seu propósito, e com isso não é possível em uma campanha off-line se mudar o curso do planejamento em meio ao processo, visto que todo esse retrabalho traria um alto valor para ser feito.

O porque escolher o Marketing Digital.

Depois de todas essas informações ainda se firma a questão do: por que escolher então o Marketing Digital para minha empresa?

O Marketing Online como dissemos anteriormente surge para preencher todas as lacunas que o Marketing Tradicional deixa. E para uma melhor visualização vamos listar todas elas para que você possa ponderar e ver se a sua empresa já preenche todos esses requisitos:

1. Facilidade em alcançar o seu público com menores gastos.

No online podemos destacar e encontrar os nichos em que o seu público se encontra, ou seja, após sabermos para quem o seu produto é destinado podemos nos comunicar somente com essa comunidade, isso torna o Marketing Digital muito mais assertivo e econômico visto que somente as personas que tem um certo interesse no seu serviço serão atingidas.

2. Maior alcance e menor tempo de produção.

O digital está presente na grande maioria das casas e mãos da população visto que praticamente todos tem um celular no bolso, dessa forma, conectando as pessoas a um só lugar o que torna as ações do digital muito mais fáceis de serem acessadas de qualquer lugar e a qualquer momento, podendo então facilmente tornar uma campanha regional em algo muito mais abrangente, além da possibilidade de viralização de todo o conteúdo, visto que os compartilhamentos nas redes sociais são imensos.

Outro ponto é o digital não necessitar das etapas anteriores do impresso onde a produção e envio dos materiais é necessário.

3. Ferramentas de otimização ao seu favor.

Temos muitas ferramentas a nossa disposição no meio digital que facilitam o trabalho de sua empresa, como automatização de processos, facilidade no recolhimento de dados, métodos de pesquisa de buscas, entre muitos outros que só facilitam e encurtam o seu processo de venda.

4. Capacidade de mensurar todos os dados em tempo real.

Além de todos esses benefícios o ponto chave do Marketing Digital é a capacidade de mensurar e analisar todos os dados recolhidos, melhor dizendo, no online podemos recolher todos os dados do seu público em tempo real e escolher quais são as melhores medidas para que a ação seja cada vez mais eficaz, diferente do convencional essas mudanças podem e devem ser feitas a todo momento e sempre visando os melhores resultados.

Podemos ver pelos pontos apresentados que o Marketing Digital complementa vários aspectos então apresentados como desvantagens do Tradicional, certo?

Mas isso não quer dizer que você deve deixar de lado tudo que você vem fazendo até agora com o offline, e sim que podemos e devemos complementar cada ação que a sua empresa fará a partir de agora.

Por que a junção dos dois formam uma arma poderosa.

A junção do Tradicional e do Digital se tornam uma arma poderosa nas mãos de quem sabe muito bem o que está fazendo pois cada um deles necessitam de alguns pontos que só o outro pode oferecer como o imediatismo do digital e o intimismo que o tradicional nos traz.

E existem muitas formas e ferramentas que tornam a junção dessas duas vertentes uma mão na roda, como o tão falado QR Code que traz uma via de acesso ao digital por meios do Marketing Tradicional.

Ainda não entende o porquê do Qr Code ser uma boa ferramenta para integrar ao seu time de estratégias?

 

QR CODE

 

Como fazer essa escolha então?

Obvio que cada caso é um caso, por isso é sempre bom ter um profissional ao seu lado para saber exatamente quanto e como escolher cada um dos lados, essa é uma decisão que deve ser feita com muita cautela pois cada passo errado que fazemos é dinheiro que estamos investindo de maneira incerta.

A SEOn está aqui para ser essa escolha.

Por isso nós da SEOn estamos aqui exatamente para entender em que momento sua empresa está e te ajudar a quantificar e escolher o quanto cada processo deve ser utilizado nas ações de comunicação do seu negócio, visto que o mundo inteiro está no digital você não pode ficar de fora e precisa então dar esse próximo passo.

 

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